Por Redação
Em 12/05/2017 no site IDGnow
Um mega-ciberataque atingiu diversos serviços na Europa nesta sexta-feira, 12/5, incluindo hospitais na Inglaterra e empresas de telefonia e energia na Espanha.
Mais de 15 organizações ligadas ao Serviço Nacional de Saúde (NHS) da Inglaterra relataram ter sido alvo de ataques de ransomware nesta sexta, o que ocasionou o cancelamento de operações e o desvio de ambulâncias.
Com isso, profissionais teriam ficado sem acesso aos sistemas do serviço. Eles ainda alegam ter recebido mensagens em que os criminosos exigem o pagamento de um resgate para liberar o acesso.
Em um comunicado enviado à CNN, a divisão digital do serviço de saúde afirmou que “no momento não temos nenhuma evidência de que os dados de pacientes tenham sido acessados”.
O ransomware usado pelos criminosos no ataque seria uma versão do WannaCry, que criptografa dados sensíveis, de acordo com a Reuters.
Espanha
Segundo a agência de notícias, o governo da Espanha relatou na manhã de hoje, 12/5, que diversas companhias do país foram atingidas por um ciberataque parecido, incluindo a gigante de telecomunicação Telefonica - além disso, empresas de energia locais, como Gas Natural e Ibedrola, tomaram medidas preventivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário