A IBM Portugal realizou em Lisboa a Watson Portugal Summit 2017, onde apresentou as grandes tendências tecnológicas e de negócio, deu a conhecer casos reais baseados no sistema cognitivo Watson, a plataforma de Inteligência Artificial (IA) da IBM, e promoveu um painel interativo sobre a transformação atual que já estamos a assistir nos postos de trabalho e ao nível das competências.
Acredita que daqui a dez anos a sua função será substituída por um robot ou vai deixar de confiar no seu médico face a sistemas inteligentes que processam 5.000 novos ensaios médicos por dia, foram algumas das perguntas em direto colocadas aos participantes para votarem e depois comentadas por reconhecidos gestores e líderes de topo do nosso país.
“A IBM traz o Watson Summit a Portugal para demonstrar a sua verdadeira capacidade para acompanhar as diversas organizações e setores na transformação digital através de soluções cognitivas e da plataforma cloud para ter acesso a informação crítica, relacionar-se de forma diferente, tomar decisões com uma maior confiança e executar melhor o trabalho de cada um de nós”, referiu António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal. “Já não estamos no domínio da ficção científica, nem estamos a falar de utopias, mas a viver um momento único, disruptivo e dinâmico que exige uma transformação contínua e sem precedentes, e que, sem dúvida, é já uma realidade para a qual temos exemplos concretos nos mais diversos setores de atividade”.
IBM Watson, a plataforma de inteligência artificial para as empresas
O IBM Watson tem vindo a consolidar-se como a plataforma de inteligência artificial para as empresas e está disponível através de APIs e de produtos SaaS. Trata-se de uma tecnologia emergente que é já uma realidade e que está a ser aplicada em várias áreas para dar apoio aos profissionais em inúmeras indústrias, ajudando a resolver grandes desafios, como o tratamento e prevenção de doenças ou a personalização da educação, como é o caso da parceria da IBM com a Rua Sésamo. O Watson consegue ler cerca de 5.000 novos estudos médicos por dia, para além de ser possível utilizar dados médicos e dados de cada paciente para um tratamento mais personalizado. Por outro lado, os analistas de TI podem monitorizar mais de 35 mil milhões de eventos de segurança por dia. No apoio ao cliente, cada colaborador pode resolver problemas 70% mais rápido e responder a 33.000 questões diferentes de 33.000 clientes diferentes.
O IBM Watson é um sistema que aprende à escala, raciocina com um propósito e interage com humanos de forma natural para apoiar a tomada das melhores decisões. A computação cognitiva utiliza tecnologias de linguagem natural, de machine learning e de raciocínio automático. Estas capacidades foram desenvolvidas para resolver uma grande variedade de problemas práticos, aumentar a produtividade e adotar novas descobertas nos vários setores.
O IBM Watson pode analisar e interpretar dados, incluindo texto não estruturado, imagens, áudio e vídeo, oferecer recomendações personalizadas ao entender a personalidade, tom de voz e emoção do utilizador, especializar-se numa determinada matéria dentro de aplicações ou sistemas e, ainda, interagir através de diálogo.
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