Em 28/03/2017 no site Profissionais de TI.
Um Chatbot é um software de Inteligência Artificial desenvolvido para simular conversas inteligentes através de texto escrito ou falado. Em sua forma básica um Chatterbot (chat bot) recebe uma entrada de texto escrito ou falado por um usuário e compara com o banco de dados do programa para produzir uma sentença de resposta para a entrada do usuário, mantendo a conversa. Alguns programas de Chatbot utilizam reconhecimento de fala, animações, etc para uma melhor experiência virtual do usuário.
Os Chatbots entraram em cena em 2011 como a junção de Analytics, Inteligência Artificial e plataformas de mensagens combinadas em novas formas de tecnologia responsiva. Novas formas de atendimento ao cliente, totalmente automatizadas, são necessárias para apoiar as empresas a interagir com os compradores e fornecer suporte ao cliente, aumentando o engajamento, satisfação e, claro, aumentando as vendas.
O Chatbot é um aplicativo de mensagens, às vezes chamado de interface de conversação, projetado para simplificar tarefas complexas predefinidas. O rótulo “Chatbot” abrange várias categorias, incluindo aplicativos autônomos, ferramentas de Inteligência Artificial, plataformas de desenvolvimento de bots, conectores / serviços compartilhados e análises.
Hoje os Chatbots são vistos como maneiras fáceis e divertidas de ajudar os clientes a alcançar um resultado. Você vai encontrá-los em sites, mídias sociais e até mesmo em seu smartphone. Diga olá para Siri, Allo e Alexa, para citar alguns. Se você é usuário do Windows 10, já deve ter conversado com a Cortana.
E com a rápida evolução da tecnologia, os desenvolvedores estão fazendo Chatbots cada vez mais humanos e com personalidade, capazes de reconhecer padrões de fala e interpretar pistas não-verbais para tornar as interações ainda mais suaves. A excitação não está no que eles são capazes de fazer hoje, mas em sua trajetória futura. Como citado na Chatbot Magazine, importante site sobre Chatbots nos EUA:
“Os aplicativos de mensagens são as plataformas do futuro e os bots serão a forma como seus usuários vão acessar todos os tipos de serviços”.
Chatbots também desempenham um papel no Marketing. Ao marcar conteúdo específico para certas palavras ou frases do Chatbot, o conteúdo pode ser entregue em qualquer número de conversas pré-definidas. Com uma análise destas conversas e identificação do que o cliente realmente precisa, os bots podem aprender sobre os gostos e necessidades do cliente e oferecer um atendimento personalizado. Que profissional de Marketing não sonha com uma ferramenta assim?
Quanto mais humanos se tornam os Chatbots, mais nossos cérebros gravitam para um modelo de companheirismo. E é aí que a vertente escorregadia começa. Como os usuários cada vez mais interagem com Chatbots, eles percebem, subconscientemente, o bot como um amigo – um que os faz sentir bem, porque o usuário inconscientemente tem controle sobre o relacionamento. Não há necessidade de você ser agradável, o Chatbot é altruísta, sempre pronto e disponível para atendê-lo e de bom humor. Isso chama-se “projetar tecnologia para o companheirismo sem a demanda pela amizade“. E isso pode aumentar ainda mais o engajamento dos usuários com estes aplicativos.
Chatbots não são suscetíveis de assumir e dirigir todas as formas de comunicação com o cliente. A tecnologia ainda não é tão avançada e permanece dependente do design e supervisão humana, embora avanços significativos ocorreram recentemente. A importância desta tecnologia é o seu papel como um trampolim para o novo mundo da IoT (Internet das coisas), onde os papéis tradicionais de vendas, marketing e atendimento ao cliente será completamente transformado.
O fato é que os Chatbots estão sendo usados como ferramenta de atendimento ao cliente, exatamente por suas características de satisfazer as necessidades do consumidor de forma rápida e eficiente e o melhor, atendendo centenas ou milhares de clientes ao mesmo tempo. Você consegue perceber o poder comercial que isso tem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário