A tecnologia Blockchain por ser código aberto (open source) promete fazer na próxima década uma das grandes agitações e desarticulações financeiras, mas também de imensa oportunidade para aqueles que a aproveitarem. A indústria de serviços financeiros globais hoje está repleta de problemas: ela é antiquada, construida sobre a tecnologia de décadas atrás, estando em desacordo com o rápido avanço do nosso mundo digital, sendo muitas vezes lenta e pouco confiável. E é monopolista, reforçando o status quo e sufocando a inovação.
Há oito razões principais pelas quais a tecnologia blockchain irá trazer profundas mudanças para essa indústria, acabando com o monopólio financeiro, e oferecendo aos indivíduos e instituições semelhantes escolhas reais para criar e gerenciar valor.
As oitos funções de ouro que mudará o setor de serviços financeiros:
Autenticação de identidade e valor: Identidades verificáveis e sólidas, criptograficamente garantidas.
Movimentando valor: Transferência de valor em incrementos muito grandes e muito pequeno sem intermediário irá reduzir drasticamente o custo e a velocidade dos pagamentos.
Armazenando valor: Mecanismos de pagamentos combinados com a guarda segura e confiável de valor reduz a necessidade de serviços financeiros típicos, por exemplo poupança bancária e contas-correntes podendo ficar obsoletas em um futuro próximo.
Emprestando valor: A dívida pode ser emitida, trocada e regularizada no Blockchain; aumentando a eficiência, reduzindo o atrito e melhorando o risco sistêmico. Os consumidores podem utilizar sua reputação para acessar empréstimos para seus pares, o que é significativo para as pessoas sem conta bancária e para os empreendedores.
Trocando valor: O blockchain leva o tempo de liquidação de todas as transações de dias e semanas para minutos e segundos. Essa velocidade e eficiência também criam oportunidades para que as pessoas sem conta e acesso bancário participem da criação de riqueza.
Financiamento e investimento: Novos modelos de financiamento ponto a ponto (P2P), registros de ações corporativas como dividendos pagos automaticamente por meio de contratos inteligentes (smarts contracts). Registro de títulos para automatizar reivindicações de renda e outras formas de rendimento.
Garantindo valor e gerenciando risco: Usando sistemas de reputação, seguradoras irão estimar melhor o risco atuarial, criando mercados descentralizados para seguros com derivativos mais transparentes.
Contabilidade: O livro-razão distribuído fará auditoria e relatórios financeiros em tempo real, responsivos e transparentes, melhorando drasticamente a capacidade das reguladoras ficalizar as ações financeiras dentro de uma corporação.
O blockchain é a maior evidência do mundo movendo-se de sistemas fechados para sistemas abertos e isso tem enorme impacto potencial sobre o futuro não apenas de serviços financeiros, mas para muitas indústrias.
In Blockchain We Trust !
Nenhum comentário:
Postar um comentário