segunda-feira, 3 de julho de 2017

Comité aprova modularidade para a Java

Em 29/06/2017.

A IBM, Eclipse Foundation, e Red Hat deixaram de caminho livre para a implantação da tecnologia controversa na Java 9.
Modularidade, uma característica chave, mas altamente controversa na preparação da próxima versão da linguagem Java, parece estar de novo em evolução. A comunidade que supervisiona o seu desenvolvimento acabou por aprovar a adopção, depois de um primeira proposta ter sido chumbada numa votação há poucas semanas.

O Java Community Process Executive Committee conseguiu a aprovação da revisão pública da Java Platform Module System, o sistema de módulo, com 24 votos a favor e nenhum contra. Em Maio, o mesmo grupo, citando preocupações sobre a proposta não ter consenso, vetou a medida com 13 votos contra e 10 a favor.
Como consequência a disponibilização do Java Development Kit 9, no qual se vai inserir o sistema de módulos, foi adiada de 27 de Julho para 21 de Setembro. A aprovação envolveu algum trabalho para eliminar as preocupações. Empresas como a IBM, que votaram contra a medida anteriormente, tiveram atitude diferente, desta vez.
“Vemos o lançamento do JPMS como a base sólida para uma nova arquitectura da plataforma Java SE e esperamos construir isso com retorno e experiência dos nossos clientes e a comunidade “, disse a IBM. Red Hat, que votou não na votação anterior, absteve-se na última, e considera que ainda há vários pontos na proposta actual a exigir trabalho.
A Eclipse Foundation, Hazelcast e Twitter, que votaram contra anteriormente, aprovam a proposta contentes com o progresso alcançado na modularidade.
“No entanto, não queremos atrasar a versão do Java 9”, explica a empresa. Obter um retorno opinativo “real” sobre o sistema de modularidade será a chave para determinar que outras mudanças são necessárias, diz a Red Hat.
A Eclipse Foundation, Hazelcast e Twitter, que votaram contra anteriormente, aprovam a proposta contentes com o progresso alcançado na modularidade. Espera-se que esta traga benefícios de desempenho e capacidade de expansão à Java.
Mas o projecto, complexo, até foi adiado da versão Java 8 de Março de 2014 para a Java 9. A tecnologia é derivada do Project Jigsaw.

Nenhum comentário:

Postar um comentário