segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Burguer King usa Internet das Coisas para reduzir o tempo parado na cozinha

Por Roberta Prescott ... 14/09/2017 ... Convergência Digital

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Como transformar tecnologia em ação estratégica tem sido o desafio do Burger King do Brasil. A companhia colocou sensores nos equipamentos da cozinha para que a manutenção ficasse mais precisa e conseguisse reduzir o tempo sem uso. Líder da área de TI no Brasil, Leonam Beretta, destacou, em apresentação no SAP Fórum, evento realizado esta semana em São Paulo, que um dos papeis da tecnologia é atuar como habilitadora de negócios digitais.

Ele contou que o Burger King começou a pensar no uso de internet das coisas em 2016 com objetivo de fazer análises preditivas. O próximo passo é usar a tecnologia para atrair o cliente. "Antes, o gerente de negócio precisava ligar quando dava problema, como, por exemplo, a câmara fria quebrou ou broiler está pegando fogo. A máquina aprende o comportamento do equipamento e chama o técnico", disse, apontando como benefícios a redução de desperdícios de alimentos, o monitoramento geográfico remoto, a prevenção de incêndios e o aumento a produtividade.

Em quatro semanas, foi desenvolvido um protótipo com o SAP Leonardo que traz visibilidade de toda operação de manutenção do Burger King para evitar a parada de lojas e corrigir eventuais falhas antes que elas aconteçam. Além dos sensores, a solução inclui gateway, plataforma de nuvem SAP Cloud Platform, aprendizado de máquina e dashboards.

Na jornada digital do Burger King, a TI está direcionada para prover um relacionamento multicanal e individualizado com os clientes, como foco em mobilidade e segmento para gerar relevância e diferenciação. A TI também precisa garantir a eficiência nos processos de negócio e gestão de ser com parceiros de confiança; uma arquitetura flexível e ágil que possa incorporar colaboração externa e que simplifique o desenvolvimento futuro; e uma infraestrutura robusta e escalável com flexibilidade e agilidade.

Para acompanhar as mudanças do mercado, a empresa desenhou um mapa que vai de conhecer o cliente por meio de ferramentas de CRM e big data analytics, passando por atrair o consumidor, como ofertas personalizadas e adoção de internet das coisas, a envolvimento, com tecnologia de previsão de comportamento humano, e interação, com adoção de quiosque e mobilidade para autoatendimento.

"Acreditamos que consumidor está mudando; tem a geração millennials, conectada pelos celulares, usuária de Facebook, preocupada com bem-estar e saúde e que estão no comando: o consumidor compra o que quer e quando quer", disse Iuri Miranda, CEO do Burger King do Brasil. No Brasil, o Burger King é uma franqueada máster que começou em 2011 e, atualmente, tem cerca de 600 restaurantes, servindo 650 mil clientes por dia. Em 2016, ultrapassou a linha dos 10 mil funcionários no País. O objetivo da rede é assumir a liderança do mercado de fast food no Brasil.

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