Atualmente existem milhares de linguagens de programação que nos permitem desenvolver os mais diversos projetos. No entanto, uma das que mais se tem falado é o Scratch por ser uma linguagem de programação muito simples e direcionada para quem quiser entrar no mundo da programação. Hoje vamos ensinar-lhe a dar os primeiros passos.
O Scratch é uma das linguagens de programação por blocos mais populares do mundo. Foi criada no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e é sem dúvida uma das linguagens de programação ideal dar os primeiros passos na criação de aplicações, jogos, animações, etc, de uma forma muito simples e divertida.
Por onde começar?
Apesar de existirem alguns editores, podemos começar a programar em Scratch online. Para começarem basta que acedam aqui. Hoje, como é o primeiro tutorial vamos criar um projeto simples e no segundo tutorial iremos criar a respetiva conta na plataforma. Depois de acederem ao site devem carregar em CRIAR
Já dentro do IDE vamos começar pelo tutorial Iniciação ao Scratch
Como podem ver, este tutorial tem vários passos mas neste artigo vamos mostrar apenas os primeiros quatro. Os outros é para fazerem “sozinhos”. Carreguem então em Começar a andar
Tal como indica o “guião”, arrastem o bloco andar 10 passos para zona cinzenta. Reparem que podem mudar o número de passos que o gato tem de dar.
Para testarem esta ação, basta que cliquem, continuamente, com o rato sobre o bloco. Do lado esquerdo irão ver o gato a mexer-se.
O próximo passo é adicionar um som. Para isso no separador Guiões escolhemos Som e arrastamos o blocotoca o som meow até terminar. Para testarem basta que cliquem com o rato sobre o conjunto de blocos.
Vamos agora à dança. Acrescente outro bloco anda, clique na ranhura do bloco e introduza um sinal negativo. Acrescente outro bloco toca a percussão e escolha um instrumento no menu.
Clique em qualquer dos blocos para executar a pilha de blocos:
Por fim vamos adicionar uma repetição. No separador Guião escolham Controlo e depois encaixem o bloco repete 10 vezes conforme mostra a figura.
Já percebeu a lógica? É fácil não é? Agora os seguintes passos é para fazem sozinhos seguindo o tutorial que é disponibilizado na própria interface. Caso tenham alguma dúvida ou questão deixem nos comentários. Boas programações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário