Em 09/10/2017 no site Computerworld
Quando a linguagem Swift, da Apple, de desenvolvimento para sistemas MacOS e iOS estreou em Junho de 2014 como o sucessora moderna da Objective-C, a Swift começou a ganhar adeptos entre os programadores. Mas actualmente a tecnologia está a perder popularidade, de acordo com o último índice da Tiobe.
Esta Tiobe atribui a evolução aos facto de muitos profissionais estarem a abandonar o ambiente de desenvolvimento Swift / Xcode exclusivo, da Apple, preferindo matrizes de suporte à criação de aplicações móveis para múltiplas plataformas.
Entre as frameworks estão a Xamarin da Microsoft, a Apache Cordova e a Ionic. A Xamarin tira proveito da C #, enquanto a Cordova e a Ionic baseiam-se em JavaScript. “Até recentemente, era bastante comum programar aplicações Android usando Java e as de iOS no Swift / Objective-C”, contextualiza Paul Jansen, CEO da Tiobe, fornecedor de serviços de qualidade de software.
Mas “isso é bastante complicado porque é necessário manter duas bases de código, para fazer quase o mesmo”. As estruturas multi-plataforma evitam isso e estão a tornar-se muito populares, disse Jansen.
Embora se discuta a possibilidade de usar a Swift para desenvolvimento de apps para Android, a Google está focada na linguagem Java, C ++ e, recentemente, a Kotlin, como os linguagens de desenvolvimento de aplicações para Android.
No índice Tiobe de Março de 2017, a Swift estava em décimo lugar, com uma classificação de 2,268%. Mas tem vindo a perder diminuir desde então.
Em Outubro, a Swift está no 16º lugar, com uma classificação de 1,668%. Sem surpresa, a C # e a JavaScript estão a obter mais quota em detrimento da Swift e Java.
Jansen não vê como a evolução da Swift poderá tornar-se positiva. O foco da Swift apenas nos sistemas operativos da Apple e a evolução dos programadores para a adopção de frameworks para multi-plataforma, quase garantem um declínio continuado na popularidade da linguagem do fabricante. “O seu crescimento acabou, a menos que a Swift seja adoptada noutras áreas, o que é improvável actualmente”, disse Jansen.
A nova versão 4.0 da tecnologia centra-se num gestor de pacotes melhorado e em modos de compatibilidade, não mudará a situação, considera. Embora se discuta a possibilidade de usar a Swift para desenvolvimento de apps para Android, a Google está focada na linguagem Java, C ++ e, recentemente, a Kotlin, como as linguagens de desenvolvimento de aplicações para Android.
Assim, a Swift não tem uma área óbvia para expandir a sua base de desenvolvimento para dispositivos móveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário