quarta-feira, 24 de maio de 2017

Um estudo quantitativo sobre o uso de herança e interface em sistemas Java Carlos Eduardo de Carvalho Dantas Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de

Por Carlos Eduardo de Carvalho Dantas

Resumo

O recurso de herança é uma das principais características do paradigma de Orientação a Objetos. Contudo, trabalhos anteriores recomendam cuidado quanto ao seu uso, sugerindo alternativas em Java como a adoção de composição com implementação de interfaces. Apesar de ser um tema bem estudado, ainda há pouco conhecimento se estas recomendações foram amplamente adotadas pelos desenvolvedores de maneira geral. Este trabalho possui como objetivo avaliar como os recursos de herança e interface têm sido empregados em Java, comparando sistemas mais recentes com antigos, e também versões de cada sistema em épocas distintas. Os indicadores avaliados foram a quantidade de mudanças corretivas dos sistemas, quebras de encapsulamento pelo uso do operador instanceof, medidas de coesão, acoplamento e ocorrências de code smells. Por fim, foi realizada uma medição sobre o quão frequente os recursos de herança ou interface são adicionados ou removidos das classes, e as motivações pelas quais os desenvolvedores executam estes procedimentos. Foram analisados 1.656 sistemas open-source construídos entre 1997 e 2013, todos hospedados nos repositórios GitHub e SourceForge. Foi constatado que os desenvolvedores ainda utilizam herança primariamente como um recurso para reaproveitamento de código, motivados pela necessidade de evitar duplicidade de código-fonte. Em projetos mais recentes, as classes na hierarquia de herança apresentaram menos mudanças corretivas e as subclasses fizeram menos uso do operador instanceof. No entanto, à medida que evoluem, as classes na hierarquia de herança tendem a se tornar complexas na medida em que as mudanças ocorrem. As classes que implementam interfaces mostraram pouca relação com as suas respectivas interfaces implementadas, e foram observados indícios de que este recurso ainda é subutilizado. Estes resultados mostram que ainda existe alguma falta de conhecimento sobre o uso de práticas adequadas orientadas a objetos, o que reforça a necessidade de formação de desenvolvedores sobre como projetar melhores classes.

Palavras-chave: Herança. Interfaces. Mudanças corretivas. Code Smells. Encapsulamento. Coesão. Acoplamento. GitHub. SourceForge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário