Por Stacy Collett em 13/02/2020 no site CIO
Foto: Shutterstock |
O papel da TI está evoluindo, mas a transformação digital
trouxe uma nova série de responsabilidades e crenças que podem levar a
uma total disfunção da própria TI. Com uma explosão de novas
iniciativas, a necessidade de produzir mais rapidamente, a constante
interação com os negócios, gerenciar ambientes de cloud
de terceiros ao invés dos tradicionais data centers - com tanto
sobrecarregando a TI, não é de se estranhar que a tensão organizacional e
os desafios têm aumentado.
Para alguns analistas da indústria, as raízes para essa possível disfunção de hoje podem ser encontradas nos silos remanescentes
Para alguns analistas da indústria, as raízes para essa possível disfunção de hoje podem ser encontradas nos silos remanescentes
nos negócios, estruturas organizacionais que medem o desempenho
verticalmente - e não horizontalmente - e a falta de vontade de
colaborar, que é fundamental para uma estratégia digital compartilhada em toda a empresa.
Muitas organizações optam por simplesmente aceitar a cooperar,
diz Troy DuMoulin, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da
Pink Elephant, uma empresa global de consultoria e treinamento em
gerenciamento de mudanças de TI. Para ele, há uma diferença entre
cooperar e colaborar quando se fala em ambientes corporativos e trabalho
em equipe.
“Colaborar significa que você e eu compartilhamos objetivos,
valores, métodos e medidas pelos quais nos responsabilizamos. Cooperar
não significa nada disso”, diz DuMoulin. “Nossa cultura de pensamento em
silos realmente se concentra em cooperar como o melhor cenário. A
colaboração não está à distância. Nossas estruturas, nossos incentivos,
nossas estruturas de gerenciamento de desempenho - eles orientam as
pessoas a cuidar de suas próprias equipes.”
Abaixo, CIOs e analistas do setor analisam esses e outros
sinais reveladores da disfunção da TI e oferecem conselhos sobre como
corrigir esses problemas antes que inviabilizem iniciativas
transformadoras.
Quando os projetos não são rápidos o suficiente
As organizações de TI desejam avançar rapidamente, pulando de
um projeto para o próximo. Mas esses geralmente não são os projetos da
lista de prioridades da estratégia digital da empresa, ou aquele com o
melhor ROI (retorno sobre investimento) ou ainda aquele que fortalecerá a
organização. No final do dia, a direção vem do departamento que fala
mais alto.
"Você tem essa pressão por velocidade, mas não podemos
conquistar tudo rapidamente, a menos que todos sigam rápido na mesma
direção. Todos têm um senso diferente de priorização ”, diz DuMoulin.
As equipes ágeis estão interagindo rapidamente com as unidades
de negócios. Mas quando é hora de expandir a empresa, essa colaboração
em pequenos grupos não é suficiente. O DevOps
foi criado para ajudar a resolver esse problema, reunindo todas as
partes do processo com foco na colaboração, cultura e formação de
equipes. "Mas muitas organizações que estão realmente usando o DevOps
não se concentram nos problemas culturais e organizacionais em que
abordaram, preferindo focar nos elementos de automação da integração,
teste e implantação contínuos", diz DuMoulin.
Gerentes de negócios e suas altas expectativas para a TI
Após anos liderando a Colliers International através de sua
transformação digital e lidando com a pressão para criar rapidamente
novas soluções de negócios, o CIO Mihai Strusievici afirmou ter
enfrentado críticas injustas. Os líderes empresariais ficaram frustrados
com o que consideraram ideias cruas. “Nossos parceiros de negócios
podem ter expectativas de que, se você cria aplicativos rapidamente,
você também acertará na primeira tentativa”, diz Strusievici.
Na realidade, um aplicativo bem-sucedido requer muitas
iterações antes de poder ser lançado. É apenas um exemplo de como os
gerentes de negócios podem desenvolver uma opinião distorcida sobre a
TI, que, se não for resolvida, pode resultar no desligamento da TI das
operações comerciais.
A área de negócios manipula a TI
Se a empresa tem uma opinião questionável da TI, eles sentem que podem manipulá-la. Um sinal clássico de disfunção aparece quando o time de negócios, ao se deparar com um 'não', geralmente continua a insistir até conseguir um 'sim'.
"É o velho ditado de manipular e conquistar", diz Nimesh
Mehta, CIO da empresa de serviços financeiros National Life Group. "Uma
equipe disfuncional não tem um senso de visão ou prioridades para
guiá-los, o que leva a uma tomada de decisão ineficaz e desarticulada.
Isso acaba em falha de execução no centro. ”
Moral baixa, alto estresse ou brigas na equipe
Grandes problemas geralmente começam com questões, digamos,
mais sutis - prazos perdidos, execução desleixada, projetos abaixo da
média. "Mas esses problemas relativamente pequenos podem se manifestar
rapidamente em desafios mais significativos, dos quais podem ser muito
mais difícil se recuperar", como a rotatividade contínua ou uma grande
falha de TI, diz Steve Haindl, vice-presidente executivo de tecnologia e
inovação da Holman Enterprises.
Essa moral baixa pode ser atribuída às muitas funções que a TI
deve assumir, mas também pode vir de estruturas de desempenho que não
estão alinhadas com suas muitas responsabilidades, diz DuMoulin. A
equipe de TI geralmente assume três funções: executa a tarefa funcional
de TI, as tarefas de projeto atribuídas a ela e participa de equipes
multifuncionais com outras áreas da organização. Seu desempenho, no
entanto, baseia-se principalmente, "e às vezes apenas nas tarefas
funcionais, onde passam apenas um terço do tempo", diz ele.
Enquanto isso, os gerentes de nível médio se esforçam para
atingir suas próprias metas de desempenho, à medida que emprestam a
equipe de TI a outras equipes. "Eles estão distribuindo sua capacidade,
mas não mudamos como os medimos, mas ainda os responsabilizamos pelos
seus próprios resultados e pelos projetos que eles têm" para concluir.
“As descrições e funções do trabalho não estão alinhadas com esse senso
de colaboração. As estruturas de gerenciamento de desempenho contradizem
esses objetivos ”, diz ele.
Como salvar o barco
Reparar a disfunção da TI começa por garantir que todos - não
apenas o departamento de TI, mas toda a organização - estejam alinhados
com os objetivos da empresa. Tudo começa com a liderança, diz Haindl. "É preciso haver uma visão clara, um entendimento claro das principais prioridades estratégicas da sua empresa."
No departamento de TI, o alinhamento continua definindo uma
visão clara e concisa e uma estratégia de desempenho para a equipe.
"Tenha um ponto de vista ensinável que seja conciso e simples", diz
Mehta.
Com esses princípios fundamentais em vigor, você pode começar a
aprimorar seu departamento de TI e determinar como seus recursos de TI
apoiarão e executarão esses objetivos, diz Haindl. Para dar um passo
adiante, procure promover um ambiente que promova a colaboração
perfeita, acrescenta Haindl. "Um departamento de TI que abraça
confiança, transparência e comunicação aberta estará bem posicionado
para superar praticamente qualquer desafio e fornecer resultados
verdadeiramente significativos para os seus negócios".
Os CIOs desempenham um papel único na tradução do valor de um
departamento de TI para seus colegas de negócios. Para corrigir a
disfunção do desligamento do departamento de TI dos negócios, o CIO deve
envolver seus colegas de negócios e aprender suas operações, objetivos
principais e ajudar a iniciar o diálogo sobre como a tecnologia pode
avançar em seus objetivos. Ao mesmo tempo, o CIO deve trabalhar para
criar uma cultura de engajamento dentro do departamento de TI. Deve
haver conexões claras entre projetos de TI e resultados de negócios. A
equipe de TI deve considerar sua função de servir seus clientes e não
simplesmente manter aplicativos e infraestrutura.
Por fim, a equipe de TI deve ser desenvolvida com as
habilidades não técnicas esperadas no departamento de TI moderno. Isso
incluiria falar em público, comunicações interpessoais e atendimento ao
cliente.
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