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Os funcionários de hoje querem trabalhar de maneira diferente e esse
desejo motiva empresas de todo o mundo a explorar plataformas de
comunicação colaborativa. Em uma pesquisa global da Ovum Research, em
parceria com o GoTo by LogMeIn, mais de 2.000 líderes de TI
entrevistados disseram que as ferramentas de Comunicações Unificadas e
Colaboração (UCC) são essenciais para o sucesso dos negócios. Essa
tecnologia também é importante na batalha para manter uma força de
trabalho diversificada e talentosa, incluindo trabalhadores remotos e nativos digitais de todas as gerações e origens.
As tendências em mentalidade e tecnologia a seguir estão
definindo a cara da colaboração moderna e o que os principais executivos
de TI precisam fornecer para manter sua força de trabalho feliz.
Não me ligue, mande uma mensagem
Comparado às gerações anteriores, são poucos os millennials e
pessoas da geração Z gostam de falar ao telefone. De fato, se tivessem a
opção, 75% dos millennials desistiriam da capacidade de falar ao
telefone para manter a capacidade de enviar mensagens de texto. Suas
habilidades sociais se desenvolveram por meio de interações de texto e
aplicativos de bate-papo móvel, em vez de conversas por telefone ou
pessoalmente. Eles estão acostumados a um tipo de comunicação que lhes
dá a capacidade de responder em seu próprio tempo, após uma reflexão, em
vez de reagir instantaneamente da maneira que uma ligação telefônica
exige.
Essas expectativas parecem óbvias ao analisar as tendências de
comportamento no local de trabalho. Uma pesquisa recente do GoTo by
LogMeIn mostra que 92% dos funcionários Millennials e da Geração Z (de
18 a 34 anos) usam ferramentas de bate-papo de mensagens instantâneas
enquanto estão no trabalho - em comparação com apenas 51% dos
funcionários acima de 55 anos. Por conta disso, mais empresas procuram
fornecer aplicativos robustos de mensagens para alinhar-se com essa
mentalidade de 'priorizar o texto' das novas gerações.
O vídeo ofuscou o brilho do áudio
Apesar da preferência por mensagens de texto, esse grupo
demográfico ainda entende o valor das interações cara a cara. Eles
querem manter o controle sobre o contato que mantêm com outras pessoas -
e a tecnologia certa resolve essa necessidade. Esse mindset levou as
empresas a pesquisar (e implementar) ferramentas de videoconferência,
que permitem que funcionários realizem reuniões internas e externas a
partir de qualquer local. As videochamadas também facilitam check-ins
rápidos ou breves sessões de colaboração entre os funcionários do escritório e aqueles que trabalham remotamente.
A presença, ainda que digital, que acompanha as ferramentas de
videoconferência também incentiva os participantes a manterem o foco.
De fato, 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais - e as
imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido pelo cérebro humano do
que as palavras. Ao contrário, uma conferência em áudio tradicional não
permite o compartilhamento de recursos visuais, o que pode inibir a produtividade, criar confusão e atrair distrações.
A possibilidade de trabalhar quando e de onde quiser
Os millennials não são o único grupo que influencia a maneira
como as empresas projetam seu ambiente de trabalho. Trabalhadores de
todas as idades veem benefícios em trabalhar remotamente e em horários
flexíveis. Essa liberdade cria equilíbrio, foco e confiança, enquanto
motiva as pessoas a fazerem um trabalho mais significativo.
É por isso que as empresas precisam de uma tecnologia que
capacite seus talentos a trabalhar, se conectar e colaborar de qualquer
lugar. Fazer a transição para uma plataforma UCC permite que as
companhias ofereçam o ambiente de trabalho ideal, permitindo que os
trabalhadores escolham o dispositivo ou canal que desejam utilizar. Por
exemplo, eles podem preferir um telefone fixo ao trabalhar em casa ou um
smartphone para se conectar quando estão em trânsito.
A ascensão (e implementação) da IA
Atualmente, muitos trabalhadores veem a tecnologia de
comunicação colaborativa como um parceiro de trabalho que assume tarefas
banais e demoradas, e permite que eles realizem um trabalho mais
significativo. A tecnologia UCC é frequentemente baseada em Inteligência Artificial para ajudar os trabalhadores a fazerem mais.
Quando algumas de suas responsabilidades se tornam
automatizadas, os funcionários podem alcançar o equilíbrio desejado
entre o trabalho e sua vida pessoal. As ferramentas habilitadas para IA
podem agendar e transcrever reuniões, compilar dados e relatórios, e até
enviar e-mails.
Como capacitar a força de trabalho com ferramentas modernas
Investir em tecnologia beneficia todos em uma organização. Por
sua vez, também afeta o público externo e as partes interessadas, como
clientes, possíveis clientes e investidores, por meio de um melhor
atendimento ao cliente, aumento da produtividade e um claro retorno do
investimento.
A tecnologia certa paga dividendos na forma de maiores taxas
de retenção. Os funcionários ficam mais satisfeitos quando lhes é
oferecido um ambiente de trabalho que ressoa com suas preferências, ao
mesmo tempo em que permite um trabalho intencional, conexões pessoais e
controle individual. O resultado? É possível colher as recompensas
mantendo os melhores talentos disponíveis.
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