Por Swati Khandelwal em 02/05/2019 no site The Hacker News - traduzido por Google Translate.
O Google está dando a você mais controle sobre quanto tempo você deseja que a empresa de tecnologia mantenha no histórico de localização e nos dados das atividades na Web.
O Google introduziu um novo recurso de exclusão automática com foco na privacidade, mais fácil para sua Conta do Google, que permitirá que você exclua automaticamente seus dados do Histórico de Localização e da Atividade na Web e de apps após um determinado período de tempo.
O recurso de Histórico de Localização do Google, se ativado, permite que a empresa acompanhe os locais que você visitou, enquanto a Atividade na Web e de apps rastreia os sites que você visitou e os aplicativos que você usou.
Até agora, o Google permitia que você desativasse completamente o recurso "Histórico de Localização" e "Atividade na Web e de apps" ou excluísse todos ou parte dos dados manualmente, sem fornecer controles para exclusão regular, para que os usuários pudessem gerenciar seus dados com eficiência.
No entanto, uma investigação de AP no ano passado revelou que, mesmo que você desative o recurso Histórico de Localização em todas as suas contas, os serviços do Google em dispositivos Android e iPhone continuam rastreando seus movimentos .
No mês passado, também foi revelado que o Google mantém um banco de dados contendo registros detalhados de localização de centenas de milhões de telefones em todo o mundo, chamado Sensorvault , que supostamente está sendo usado por órgãos policiais para solucionar casos de crimes.
Após a revelação, o Congresso dos EUA na semana passada pediu ao CEO do Google, Sundar Pichai, que publicasse uma coletânea até 10 de maio sobre uma série de perguntas sobre como o banco de dados do Sensorvault é usado e compartilhado pela empresa.
Após preocupações e comentários dos usuários sobre seus dados, o Google introduziu o novo recurso de exclusão automática, permitindo que os usuários selecionem por quanto tempo querem que seus dados de localização e atividade da web sejam salvos nos servidores da empresa, escolhendo entre três opções:
- Mantenha até que eu apague manualmente
- Mantenha por 18 meses e exclua automaticamente
- Mantenha por 3 meses e exclua automaticamente
Veja como você pode ativar a opção de exclusão automática
Embora a opção ainda não esteja disponível, o GIF compartilhado pelo Google descreve o processo passo a passo para ativar o recurso de exclusão automática:
- Visite a página inicial do Google e toque na sua foto de perfil no canto superior direito
- Clique no botão Conta do Google.
- Selecione a guia Dados e Personalização e clique em Atividade na Web e no aplicativo
- Selecione "Escolher excluir automaticamente".
- Escolha entre as opções "Manter até excluir manualmente", "Manter por 18 meses" e "Manter por 3 meses"
- Clique em Avançar e confirme sua escolha
Com essas configurações ativadas, a gigante do mecanismo de pesquisa limpará regularmente cada bit do histórico de localização e dos dados de atividades da Web que o Google mantém em você a cada três meses ou a cada 18 meses, conforme sua escolha.
Para os usuários que não desejam que a empresa acompanhe a localização deles ou o histórico da Web e do aplicativo, basta desativar as configurações "Histórico de localização" e "Atividade na Web e de apps".
De acordo com o Google, o recurso de exclusão automática do Histórico de Localização e da Atividade na Web e de apps será lançado "nas próximas semanas".
Facebook no ano passado anunciou um recurso de privacidade semelhante chamado Limpar Histórico, permitindo que os usuários excluam cookies e histórico "associados à sua conta" manualmente. O recurso foi adiado e agora é esperado que seja lançado neste outono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário